ALFA ROMEO ( ALFA CLUB )
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 COMENTÁRIO SOBRE CÂMBIO AUTOMÁTICO DA ALFA 166

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Pastor

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MensagemAssunto: COMENTÁRIO SOBRE CÂMBIO AUTOMÁTICO DA ALFA 166   COMENTÁRIO SOBRE CÂMBIO AUTOMÁTICO DA ALFA 166 EmptySáb Jan 07, 2012 11:21 am

Olá ALFISTAS de toda a aterra..........

Há algums dias atrás tive algumas dúvidas sobre A MANUTENÇÃO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO DA ALFA 166...
Tivemos alguns comentários que foi muito importante pra mim, e creio que também será de muita valio para outrso ALFISTAS de 166.....
Por issso resolvi colocar aqui TODA A CONVERSA que tivemos no ARBR sobre esse assunto.... A conversação começo quando enviei umas perguntas ao pessoasl do ARBR.... segue abaixo:


---- Por favor, quem pode me dar essa informação ?

Minha ALFA 166 está com 104.000kms.... e já estava me preparando para TROCAR O ÓLEO DO CÂMBIO...

Fiz algumas pesquisas em alghumas oficinas especializadas em cãmbio automático.....

Uma delas o profissional me disse que, deveria ter sido trocado o óleo do Câmbio com 50.000 ou 60.000 kms... como não foi trocado e já com 104.000kms ele NÃO ME ACONSELHA A TROCAR O ÓLEO... dizendo que vou CORRER O RISCO de colopcar ÓLEO NOVO e o câmbio depois "patinar" ou não funcionar corretamente....

Disse que "as borrachas de vedação" geralmente quando tira o ÓLEO VELHO e coloca ÓLEO NOVO (mais fino...) começam A DAR VAZAMENTO... e então o câmbio começa a "patinar..."

Ele disse que NÃO ME ACONSELHA a fazer isso pois O RISCO É GRANDE.....

Moral da história: FIQUEI MUITO ASSUSTADO !!!!!

No manual da ALFA 166 diz que NÃO PRECISA TROCAR O ÓLEO DO CÂMBIO....
O mecãnico disse que o cãmbio dura mais ou mesmo uns 300.000kms.....

O câmbio da minha ALFA 166 está funcionando perfeitamente..... (o profissional disse para NÃO MEXER NO QUE ESTÁ QUETO....) , apenas queria fazer uma MANUTENÇÃO PREVENTIVA no câmbio....

a) Deixo como está ??? E sigo esperar que "um dia dê problema" e então mando consertar o câmbio ???

b) Ou faço a troca do óleo e (segundo o mecânico) CORRO O RISCO DO CÃMBIO PATINAR e ARRUMAR UMA BAITA DOR DE CABEÇA ????

*** OBS: (Aliás.... Acabei de chegar de viajem de Natal e Ano novo... e a "Pantera Negra" está um veneno na estrada..... hehehe... principalmente quando nas ultrapassagens coloco o câmbio no modo "SPORT...." hehehehe.....)


"E agora ? Quem poderá me ajudar ???" (rrsss....)


"pastor"

ALFA 166


www.alfaclubabc.forumeiros.com


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AGORA SEGUE "TODOS OS COMENTÁRIOS" ABAIXO:


--- Pastor, Consultei várias pessoas e a resposta que tive foi a mesma: Não precisa trocar óleo do cambio. Até o manual do carro fala isso.
O cambio da minha está perfeito e já descartei a hipótese de abrir ou mexer naquilo que está perfeito. Se fosse você, "não procurava chifre na cabeça de cavalo".

Sarmento


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--- Mano pastor, Time que ta ganhando nao se mexe...so confira o nível de óleo sempre e pau na máquina...

Cambão...


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---- Penso que é interessante consultar outro especialista, o óleo do cambio é o mesmo que o da DH (para maioria dos carros, mas não para 166) este óleo contamina com o tempo e absorve umidade perdendo suas características, dentro do sistema de DH a recomendação é usar por no máximo 2 anos (menor se o sistema tiver muitos componentes de aluminio, fiat tipo e alfas modernas), além do óleo deve haver outra manutenção a ser feita talvez com menor frequencia mas ainda assim necessária

Marco Prass

156 2.0


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---- Seria legal ler o que os foruns gringos falam sobre o assunto!

O óleo da DH também no manual diz para não trocar, mas... sabemos que deve ser trocado.
A montadora entende que vale mais a pena rodar até quebrar e quando quebrar troca a bomba por uma nova e pronto! Sem nenhum prejuízo para o resto do veículo. Mas.... o dono cuidadoso não quever o seu carro todo desmontado e etc... por causa de uma bomba que poderia ter tido a sua vida útil aumentada (MUITO). Vale mais a pena trocar o óleo!

O Manual dos nossos carros importados são feitos para um carro que roda na Europa. Pensando na utilização e na vida de um Europeu!
Lá não vale a pena mesmo pagar 200/300 Euros para o cara trocar o óleo do câmbio automático (estendendo a sua vida útil em alguns milhares de kilometros) pois com 700 Euros (valores fictícios) o cara vai na ZF e leva um câmbio novo para casa. Ou seja.... espera quebrar e enfia um novo no lugar!
Tudo custa muito mais barato e é muito mais fácil.
Aqui.... o câmbio não existe.... custaria 12.000 reais.... teria que se esperar 6 meses ele chegar importado da Finlândia... e etc etc etc etc.
Ou seja.. em termos de manutenção, o que às vezes serve para um lugar não serve para o outro!

Paulo Nardini


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---- Só completa se estiver faltando, eu nunca troquei óleo de cãmbio, só completei...

Ricardo Domingos Pires


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---- Isso é verdade. Mas na prática, alguém já trocou? O cambio de 156 automática teria que passar pelo mesmo procedimento, certo?

Sarmento


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---- Sarmento

Troquei o óleo do câmbio da minha 156 recentemente, a troca das marchas ficou até mais suave, e na última semana de 2011 troquei da 164, pois o motor foi feito e montado junto com uma caixa novíssima que consegui, também está perfeito após a troca, esse mecânico que fez a troca tem quase 90 anos e trabalha apenas com câmbio automático.

Raul Cesar


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--- Raul, Ótimo saber disso! Nos passe os detalhes, por favor! Onde foi, que óleo usou...

Sarmento


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---- Sarmento

Moro em Recife, vou ver o óleo que ele utilizou e passo pra vocês, mas adianto que não tive problema algum com essa troca!

Raul Cesar


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--- Orra......... dá "o canal" pra nós aqui irmão... desse mecânico de quase 90 anos..... hehehehe....

Você não vai nos contar O MILAGRE e não nos falar DO SANTO né.... rrrsss........

"pastor"

ALFA 166 (A Pantera Negra)


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--- Já entendi irmão... já entendi..... hehehehehe.... "pau na máquina.... e... muuuuitas ultrapassagens no modo0 SPORT... hehehehe.....

Pra cima deles "Pantera Negra..." hehehehehe...

"pastor"

ALFA 166


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--- Troquei da minha 155..... antes e depois do cambio novo...

na 156 tb fiz a mesma coisa...... ficou bem mais suave na troca de marcha..... sem barulho aparente e nenhuma gota de oleo..... sou afavor do que esta queto não mexe... mas carro é foda.... se não mexe estraga... é pq não trocou... e se troca é quebra... é pq trocou...hahahahahhaah

automatico.... troquei de um omega que eu tive... 4.1 muito bom por sinal..... troquei e tive que chamar um guincho.... pois não entrava nenhuma marcha... ai eu num sei....

azar??? ou sorte pq ganhei um cambio novo da loja???

abração

Augusto Drigo


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---- Bem lembrado pelo Paulo, é só consultar os fóruns internacionais e ver que troca-se sim.

Pastor, não existe óleo "eterno", muito menos o do CA, que sofre desgastes e contaminação em ritmo acelerado. Aqui no Brasil tem que ser levado em consideração:

- Não existem mecânicos de verdade para Alfas atualmente. O que existe é alguém que trabalhou em concessionária ou teve alguma experiência com esse tipo de carro. Se ele entende de mecânica, provavelmente não vai ter o ferramental completo e nem software para mexer neles.
A excessão são alguns gerentes e/ou chefes de oficinas de grandes concessionárias, tipo Itavema, que realmente fizeram os cursos completos e mexeram nesses carros, e caso a concessionária ainda mantenha uma equipe para assistência técnica desses modelos em questão. O resto é achismo.

Não vá atrás desses "especialistas". Tanto óleo da DH como do CA troca-se sim, é só acompanhar a troca e ver que o óleo que sai está praticamente imprestável e contaminado. E troca-se o FILTRO tbm. Nas 164 troca-se no máx. a cada 30.000 Km (no manual diz-se 45.000 Km. mas os fóruns internacionais indicam no máx. 20.000 milhas).
Para as 156 e 166 usaria esse mesmo limite. Não é pq seu carro está com 104.000 km é que vai estragar alguma coisa. Se tem coisa estragada ou para estragar, com óleo velho é que vai detonar mesmo. Aproveite e troque o óleo da DH.


O que vc tem que observar:


- NUNCA deixar o nível acima do Máx., nunca.
- Usar o mesmo óleo recomendado.
- Muito cuidado no torque dos parafusos e porcas para não espanar nada.
- Use filtros e juntas originais ou de primeira linha, e recomendado para o modelo do seu carro.


MarcelloDB


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----- Concordo com o Nardini e o Marcelo.
Tive uma má experiencia por não trocar o óleo da CA de um carro antigo meu. A origem é diferente (americano), década diferente(50), mas mecânica é mecânica.
Então nunca trocava o óleo do carro, que rodava muito pouco, só completava. Até que um dia, após deixar o carro parado por uns 2 anos, o carro passou a não exceder 50 km p/ hora, ou seja passou a se arrastar em vez de andar.
Sugerí ao mecãnico trocar o óleo, que foi o que fizemos e ficamos apavorados com o óleo que saiu da caixa, parecia uma graxa. Mas não adiantou, o carro não trocava mais as marchas
Concordo também com relação aos maunuais das fábricas
A FIAT não mandava trocar o óleo do motor do marea com 20.000km, e resultou no que todos nós sabemos, muitos motores detonados?
Creio que uma boa oficina de automáticos em SP, que mexa com BMW e Mercedes faz essa troca. Não é o mesmo fabricante?
abs

Roberto Bentes


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--- Sarmento,

O Giovani já trocou da 166 dele, veja:

https://www.youtube.com/watch?list=UURb-2gcxePGyxpsZuQ1xGdQ&v=DI_GnEPzRCI&feature=player_detailpage

Nos preparatívos para Caxambu, fui trocar o óleo e filtro da 164 e tive a visão da vareta do nível do óleo do câmbio, que não sabia que existia na manual.

No "olhometro" o óleo já estava com o aspecto do vídeo do Giovani...na dúvida, passados 15 anos e não muitos KM rodados, é melhor trocar.

Abs!!

Rodrigo Roque


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--- Olha, eu já tive 2 164 24v automática, 1 12v automática, já dirigi 166, e a única coisa que eu posso dizer é q a Alfa Romeo ate capotada é puro prazer ao dirigir. O cambio automático é péssimo em " a fábula da raposa e das uvas verdes" ( esta fábula nao se aplica as pessoas do grupo, mas aos comentários de quem fala q carro aut nao tem graça dirigir), claro, isso qdo nos brasileiros tínhamos de nos contentar com péssimos câmbios manuais.

Qdo eu comprei minha primeira alfa 24v aut, um amigo meu que na época andava de vectra zero tirou onda comigo, fomos p o asfalto, primeiro eu ao volante, p humilha-lo e elevar seus batimentos cardíacos, depois deixei ele mesmo testificar. Ele arrancou a máquina levemente, eu mandei ele parar novamente e arrancar como se ele fosse homem...ele qs perdeu o volante, qs caiu no porta malas. Gosto da alfa, manual, automática, sem o fundo tipo flintstones, de qlqr maneira mesmo.

Alfa é uma marca q começa fazer parte da identidade de quem a ama.
Amigos meus qdo viajam exterior ou no Brasil mesmo, veem alfa tiram fotos, e lembram de mim, pode ser lua de mel, trabalho, onde qr q vão e a razão, e o cambio alfa é algo de fabuloso e indiscutivelmente delicioso de guiar


Klinger

4/2/2012

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* P.S --- Agradeço á todos os que colaboraram para o nosso enriquecimento cultural sobre nossas amadas ALFAS ROMEO... (e se alguém continuar esse COMENTÁRIO SOBRE O CÃMBIO AUTOMÁTICO DA ALFA 166 estarei com prazer postando aqui, e deixando registrado nossa história....


"pastor"

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amaso166




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MensagemAssunto: Luz do cambio   COMENTÁRIO SOBRE CÂMBIO AUTOMÁTICO DA ALFA 166 EmptyQui Jul 26, 2012 7:26 pm

Saudações Alfistas.

Ontem lendo o manual do meu 166, percebi que a luz de diagnóstico do cambio não acendia na fase de check!!!
Desmontei o painel e ví que tava sem o LED... Reinstalei o LED e ao ligar o carro ele fica aceso direto.
Tentei a FIAT pra ler qual erro que tá gravado, mas aqui na minha cidade (interior de SC) a agência não tem o programa...
Detalhe: Aparentemente o cambio tá normal, tanto que só percebi que a lampada não acendia lendo o manual.
Agora tô com este problema, acho que deve ter algum erro gravado, e o antigo dono (ou o mexânico dele) resolveu o problema da forma mais fácil....
Alguém sabe qual o software pra ler este câmbio? será que na citroen ou peugeot eles leêm, pois a caixa é a mesma ZF 4HP20? Já tiveram algo parecido com seus 166?

Abraço.
Angelo.
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